Além de retratar as questões sociais de seu país, Portinari é bastante influenciado pelos movimentos artísticos da Europa como o Cubismo e o Surrealismo. Grande admirador de Picasso, após conhecer a obra Guernica, suas obras começaram a apresentar um caráter de denúncia com relação às questões sociais do Brasil. Seu interesse foi desde o início criar uma pintura baseada nos tipos brasileiros. Em 1935 recebeu um Prêmio em Nova Iorque pela sua obra denominada Café.
A partir daí seu nome e sua obra começaram a ganhar dimensões internacionais. Em função disso, começou a receber propostas de trabalho em todo mundo, pintou os painéis Guerra e Paz da sede da ONU em Nova York e o mural da Biblioteca do Congresso de Washington. Ainda no Brasil pinta vários painéis para o novo prédio do Ministério da Educação e Cultura. Retirantes. Retirantes. Firme em sua temática sobre a cultura e as questões sociais do país entre suas obras mais marcantes estão: Mestiço; Favelas;
O lavrador de café; O sapateiro de Brodowski; Meninos e piões; Lavadeiras; Grupo de meninas brincando; são Francisco de Assis; A primeira missa no Brasil; Tiradentes; entre outras. Em seis de fevereiro de 1962, Cândido Portinari morreu aos 58 anos vítima de intoxicação em função das tintas que usava.
Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário