O que é Misantropia:
Etimologicamente, o termo misantropia surgiu a partir da junção de duas palavras gregas: anthropos, que quer dizer "ser humano", e misos, que significa "ódio". A misantropia não está associada diretamente com atitudes extremas de ódio, como o sentimento de extermínio da raça humana, por exemplo. Pode ser reproduzida através de várias formas, sendo a mais comum a introspecção, a timidez ou o comportamento antissocial.
A depressão, a tristeza e a melancolia são sentimentos que estão associados com a misantropia. No entanto, para os misantropos, essas condições não são consideradas essencialmente negativas.
Os misantropos preferem permanecer em um estado de isolamento ou distanciamento social, que pode ser interpretado como um ato depressivo. Alguns psicólogos alegam que a misantropia pode ser causada por diversos motivos, como o isolamento ou a alienação social, quando o misantropo acredita que não se enquadra em nenhum grupo social ou que não possua as características comuns de determinada sociedade. Uma possível explicação para a repulsa que os misantropos sentem dos seres humanos, nomeadamente da vida em sociedade, está no medo da desilusão, além do constante foco nos aspectos negativos da humanidade.
Normalmente, um indivíduo começa a dar sinais de misantropia ainda nos primeiros anos de vida. A timidez excessiva, a dificuldade em fazer amizades e o desejo em ficar longe de outras pessoas podem ser alguns sintomas de misantropia na infância.
A misantropia pode se manifestar em casos extremos, como um conjunto que engloba diversos tipos de intolerâncias dentro grupos sociais ou étnicos específicos, como a misoginia (repulsa e ódio por mulheres), xenofobia (ódio por estrangeiros), homofobia (ódio de homossexuais) e etc. Saiba mais sobre Misoginia, Xenofobia e Homofobia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário