Tente encontrar um prédio de sete andares e observe seu tamanho. Agora imagine que já existiu nesse planeta uma criatura com a mesma altura desse prédio. De comprimento, esse animal media o equivalente a um edifício de 13 andares. Impressionante, não? Esse é o tamanho estimado pelos cientistas para uma nova espécie de titanossauro, com 20 metros de altura e 40 metros de comprimento.
O herbívoro viveu entre 95 e 100 milhões de anos atrás, idade estimada por meio da idade das rochas onde foram encontrados os ossos. Apesar do “tamanho” da descoberta, a nova espécie ainda não tem nome, que deve ser dado em homenagem à região onde foi encontrado e aos trabalhadores rurais responsáveis pela descoberta acidental.
O novo dinossauro foi provavelmente um dos maiores animais que já habitaram esse planeta, competindo com a baleia-azul, com 30 m de comprimento e 180 toneladas de peso, com o já citado argentinossauro e com o sismossauro, que nunca teve tamanho exato definido pela carência de fósseis, mas pode ter chegado a 52 metros de comprimento. Estimar com precisão o tamanho de alguns dinossauros é tarefa complicada, já que muitas vezes os fósseis são encontrados incompletos. A título de curiosidade, confira lista com alguns dos maiores dinossauros que já existiram.
Por Gabriel Tonobohn
Nenhum comentário:
Postar um comentário