Fazemos um verdadeiro passeio pela evolução de nossos conceitos da física, desde os filósofos Aristóteles e Kant passando por Copérnico, Galileu, Newton entre outros físicos até chegarmos finalmente à física moderna: relatividade (do muito grande) e mecânica quântica (do muito, muito pequeno). Stephen Hawking ainda faz um apanhado geral, esclarecendo muitas ideias, sobre buracos negros, o big bang, a teoria das cordas, as 4 forças fundamentais (gravidade, força fraca, eletromagnética e força forte) e uma teoria que possa unir todas elas.
Somos levados a pensar junto com o autor a respeito de questões cruciais do universo. Um prato cheio para admiradores da cosmologia e curiosos do gênero. O livro ainda conta com várias ilustrações e um glossário super bem vindo no final.
"Contanto que o universo tenha tido um início, podemos supor que houve um criador. Mas, se o universo fosse de fato absolutamente contido em si mesmo, sem contorno nem borda, ele não teria início nem fim: ele simplesmente seria. Nesse caso, qual é o papel de um criador?"
Apesar do quote acima, Hawking não discute questões religiosas nesse livro. Seu foco é tentar entender, jundo com o leitor, como o universo funciona.
"Hoje, ainda almejamos saber porque estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua."
Conteúdo : Uma janela secreta/ blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário