Ótima aquisição , comprei lá na News Vídio Livraria "Jango, a vida e a morte no exílio" um livro de reconstrução e desconstrução: busca reconstruir o passado para desconstruir mitos. Se tivesse de ser resumido a uma questão,seria: quem foi João Goulart? Um presidente fraco ou um herói reformista no tempo errado, derrubado do poder para que não melhorasse o Brasil “cedo” demais?
Juremir Machado da Silva entrevistou dezenas de pessoas que conviveram com Jango, leu mais de dez mil páginas de documentos, processos, investigações, relatórios de CPIs, sentenças das justiças brasileira, argentina e uruguaia envolvendo o caso Goulart, relatórios do SNI, informes dos serviços de espionagem dos países onde Jango viveu, dossiês secretos e papéis do STF. Teve acesso a cartas inéditas de Jango, foi às prisões de segurança máxima do Rio Grande do Sul conversar com supostos protagonistas dos fatos e pôde vasculhar o livro inédito e os arquivos de Neira Barreiro, figura decisiva da trama em foco.
Em ritmo de novela policial, este livro desmonta narrativas e fala de mortes em condições misteriosas e articulações inquietantes. Na história recente do Brasil, há cadáveres no armário. O tempo das exumações chegou.
Prêmio Brasília de Literatura 2014.
Livro do ano AGE 2014,
categoria Não Ficção. Finalista do Prêmio Jabuti 2014, categoria Crônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário