Resultado de imagem para QUEIMAR LIVROS ALLAN KARDEC
Resultado de imagem para waly salomão frases
Uma casa sem livros é como um corpo sem alma., Cícero

...SÓ SEI QUE NADA SEI!

Resultado de imagem para george orwell jornalismo
Resultado de imagem para pr 323 campanha mortes


 



Resultado de imagem para gif animated books

Resultado de imagem para george orwell jornalismo
Resultado de imagem para war and peace book

terça-feira, 10 de abril de 2018

Safo de Lesbos

Numa altura em que se fala na venda de várias ilhas gregas, vamos focar-nos numa ilha desse país que, apesar de não estar à venda, tem um elevado significado histórico e um certo mistério, a Ilha de Lesbos. Mas que importância tem essa ilha na história? Quem lhe deu a atual importância?

Qual o seu significado atualmente? Cada vez mais a Grécia aparece nos diversos meios de comunicação, ora seja pela crise, ora por motivos turísticos. Atualmente, existem mesmo à venda algumas ilhas gregas. No entanto, iremos agora contar a história da Ilha de Lesbos e a sua associação à homossexualidade, principalmente o lesbianismo. Reza a história que o nome “Lésbica” provem do nome da Ilha de Lesbos, para onde foi enviada a musa grega Safo. E as primeiras referências de amor entre mulheres, segundo a enciclopédia online wikipédia, surgem nessa ilha.

Isto porque, segundo a literatura e mais concretamente as obras poéticas de Safo (que era originária da ilha acima referida), as suas poesias eram destinadas a mulheres, mais concretamente descrevia nos seus poemas a atração que tinha pelo sexo feminino. No entanto, mais tarde, Máximo de Tiro viria a referir que essa atracção era apenas platónica pelas suas alunas. Atualmente, Marilyn Frye em “Lo que existe, lo que vemos” (2002) referencia a história desta ilha e da sua habitante Safo e assemelha a história da mesma com a pederastia (ato sexual consentido entre o pedagogo e o seu aluno de forma a iniciá-lo na vida sexual) ocorrida na Grécia antiga entre os pedagogos e os seus alunos.

Segundo alguns documentos, Safo acolhia na ilha de Lesbos alunas (a quem apelidava de “hetairai” – amigas), sendo mesmo descrito num poema a paixão por uma dessas alunas, Atis, a quem viria a dedicar vários poemas após ser abandonada pela mesma em prol do amor por um homem.

Podemos encontrar esses poemas traduzidos na obra brasileira “Poesia Completa” de Safo de Lesbos. Safo e a então ilha de Lesbos passam a ser um ícone para a comunidade homossexual, mais concretamente a comunidade Lésbica, sendo hoje uma das ilhas gregas mais visitadas pelo público Lésbico.

Fonte: Mistérios Parte XVII: A ilha grega de Lesbos e a sua história
A origem da palavra "Lésbica" O termo "lésbica" é derivado da interpretação dos poemas de Safo, cuja poesia foi tida por amor sexual de preferência do que amor emocional ou platônico entre ela e outras mulheres. Graças a tal associação, Lesbos e especialmente a cidade de Eresos, lugar de nascimento de Safo, são visitadas freqüentemente por turistas lésbicas. Safo: Foi uma poetisa grega que viveu na cidade lésbia de Mitilene, foi muito respeitada e apreciada durante a Antiguidade.

No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos. A história de Safo é um tanto controversa,e muito do que se diz ao seu respeito é lenda,inclusive seu relacionamento com mulheres. A escola de Safo_O amor em Lesbos Concebeu Safo uma escola para moças, onde lecionaria a poesia, dança e música - considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História.

Ali as discípulas eram chamadas de hetairai (amigas) e não alunas... E a mestra apaixona-se por suas amigas, todas... dentre elas, aquela que viria a tornar-se sua maior amante, Atis - a favorita, que descrevia sua mestra como vestida em ouro e púrpura, coroada de flores. Mas Atis apaixona-se por um moço e, com ciúmes, Safo dedica-lhe os versos: "Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado, te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer dentro do meu peito!

Pois basta que, por um instante, eu te veja para que, como por magia, minha voz emudeça; sim, basta isso, para que minha língua se paralise, e eu sinta sob a carne impalpável fogo a incendiar-me as entranhas. Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas soa-me aos ouvidos; o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...) A morte de Safo Sua morte também é controversa, muitos dizem que Safo cometeu suicidio, alguns escritores e estudiosos dão Safo como tendo atingindo a velhice.

Ocerto é que não se sabe como nem quando ela morreu, sendo considerada por alguns a maior de todas as poetisas. Assim como Homero era conhecido como "o Poeta", Safo era conhecida como "a Poetisa". Há quem afirme serem nove as musas. Que erro! Pois não vêem que Safo de Lesbos é a décima? ( Platão) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário